Falha Global - Por Nilson Xavier
Olá pessoas!
Passeando entre os blogs sobre Televisão, li uma postagem incrível do gênio Nilson Xavier. O texto fala sobre um erro grotesco da Globo em não lançar um CD/DVD com as canções que fizeram sucesso em Cheias de Charme, novela das 19:00hs que acaba nessa sexta-feira. Veja abaixo as palavras de Nilson Xavier.
Globo falha por não lançar CD com músicas dos personagens de "Cheias de Charme".
(Imagem - http://nilsonxavier.blogosfera.uol.com.br)
Nesta terça-feira (26), em entrevista ao programa Mais Você (de Ana Maria Braga), a atriz Cláudia Abreu – a Chayene da novela Cheias de Charme – afirmou alto e em bom som:
“Acho que foi uma pena não terem
lançado um CD com as músicas cantadas na novela, como ‘Vida de
Empreguete’, ‘Vida de Patroete’. Tem que ter um CD, um DVD com os clipes
das músicas…”.
Esta é uma solicitação do público da
novela desde que a trama começou. E a Globo desperdiçou uma ótima
oportunidade em faturar com produtos audiovisuais em cima da repercussão
de Cheias de Charme. A novela termina essa semana, e é
um tanto quanto tarde lançar somente agora um CD com as músicas dos
personagens-cantores, ou DVD com seus clipes. Se CDs ou DVDs tivessem
sido lançados no auge do sucesso do folhetim, o aproveitamento teria
sido bem maior.
O SBT tira vantagem do sucesso de sua novela Carrossel com
o lançamento de produtos licenciados (mochilas, cadernos e artigos
escolares em geral, álbuns de figurinhas, bonecas e outros brinquedos,
CDs e DVDs). A Record faz o mesmo com a marca Rebelde. É algo que a Globo deveria ter pensado já na concepção de sua novela.
Não sei se existe algum impedimento
mercadológico ou estratégico para a Globo neste sentido. Não vou
discorrer sobre a crise no mercado fonográfico. Tampouco comparar a Som
Livre (que comercializa as trilhas sonoras da emissora) de hoje com
antigamente – quando cada trama tinha pelo menos duas trilhas lançadas
DURANTE A EXIBIÇÃO DA NOVELA, e não ao final, como vem ocorrendo
frequentemente nos últimos anos (isso quando mais de uma trilha é
lançada).
Se Cheias de Charme
usou o máximo que pôde de divulgação dentro dos próprios programas da
Globo, e foi a novela que melhor fez uso da Internet a seu favor, faltou
apenas a emissora tirar vantagem do potencial musical de sua novela.
(Imagem - http://nilsonxavier.blogosfera.uol.com.br)
Concordamos com a amadinha Chayene: foi
uma pena não terem lançado um CD com as músicas cantadas na novela, ou
um DVD com os clipes das músicas. Quem sabe ainda sai… semana que vem…
Nilson Xavier
http://nilsonxavier.blogosfera.uol.com.br
Será que a Rede Globo cansou de ganhar dinheiro? Ou foi realmente uma grande falha da emissora?
O que você achou de tudo isso? Sua opinião é sempre bem-vinda nos comentários.
Até mais.
(Jéssica Tavernari)
Comentários
Postar um comentário