Lá vem o Negão.. cadê ?!

Olá minha gente. Bom, hoje não temos uma postagem simples, mas sim um protesto. No ano passado entregamos um trabalho que foi, inteligentemente, solicitado pela professora Renata Becate. O Negro na TV.
E o nosso grupo ficou encarregado de realizar essa pesquisa com base nos programas infantis. Até então, tudo lindo. : )
Quando começamos a procurar os programas infantis, onde existam negros, tivemos a grande surpresa. O único programa que identificamos foi o Sitio do Pica Pau Amarelo, porém ele não está mais na programação da emissora que era responsável pela sua exibição. Na maioria dos canais da TV aberta brasileira, não existe nenhum programa infantil totalmente brasileiro com presença de negros. COMO ASSIM? =O

(Imagem da Internet)

Agora, vamos pensar juntos. A Televisão é um simbolo na vida de muitas pessoas, e principalmente em crianças. Crianças essas, que estão descobrindo a vida, a diversão e também certas responsabilidades. E querendo, ou não, a televisão é algo que influencia sim na vida dessas crianças. Quem nunca quis algo que viu na Tv? Com as crianças, a coisa não é diferente.
Com essa ausência de Negro em programas, e em programas infantis em especial, a rótulo de beleza e poder que as pessoas acabam impondo fica evidente. A menininha branca, com olhos claros e cabelos de boneca. Aí começa o preconceito. A criança vê e consequentemente, discrimina o negro da sua sala na escolinha, ou o vizinho, ou até aquele que ela nem conhece.
Claro que não estamos generalizando. Os pais também são grande influência, e só eles pra mostrar que o respeito se deve a todos. Qualquer raça, crença e cultura.
Enfim, sabemos que o preconceito, infelizmente, ainda existe. Mas se tudo gira em torno das mídias, porque não acabar com esse preconceito por meio dela e fazer do nosso país uma verdadeira nação unida?

(Jéssica Tavernari)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chegadas e Partidas - GNT

Preferência disputada.

A primeira dama da TV - Hebe Camargo